Aba 1

Trupe da Kuki Clínica Veterinária
E-mail
Resolva :

Postado em 06 de Abril de 2017 às 05h49

NÃO ABANDONE: Você é a Vida dos Seus Animais

Trupe da Kuki Clínica Veterinária Os animais não são mobília. Não são brinquedos, objetos descartáveis ou decoração velha. Os animais não se podem deitar fora quando já...

Os animais não são mobília. Não são brinquedos, objetos descartáveis ou decoração velha. Os animais não se podem deitar fora quando já não precisamos deles, quando nos estão a incomodar ou quando se tornam um peso que não previmos.


Todo o ambiente que rodeia um animal o afeta emocionalmente (e fisicamente), pelo que é preciso ter um grande cuidado, respeito e consideração por eles. Pela vida deles.


No entanto acabam abandonados, todos os dias aparecem novos casos. Em Portugal, foram abandonados 30 mil animais só em 2013, um número que duplicou em cinco anos (fonte). O Brasil tem mais de 30 milhões de animais abandonados (fonte), com um aumento de abandonos que chega aos 70% durante as férias (fonte).


Os números são explícitos e falam por si próprios, mas a pergunta que fica é… como é possível abandonar assim os animais?

No Mundo dos Animais procuramos sempre abordar de uma forma moderada o conceito de amigo dos animais. Não fazemos comparações, por exemplo, o valor de uma vida humana ao valor da vida de um animal (e muito menos entramos pela misantropia).


Mas a ciência tem comprovado o que o bom senso há muitos nos dizia através das palavras de Jeremy Bentham – Não importa se os animais são incapazes ou não de pensar. O que importa é que são capazes de sofrer.
Nesta página vamos abordar várias questões relacionadas com o abandono, em especial durante as férias que é o período em que os números disparam por completo, bem como as formas de o prevenir.

Já ouviu certamente dizer que a prevenção é o melhor remédio e neste caso, não é diferente.


O abandono combate-se não abandonando. Demasiado óbvio e mais fácil escrever do que concretizar, seguramente.


Contudo, o planeamento (antes) e a mentalidade correta na relação com os animais (durante) podem ser a chave que tanto desejamos encontrar para resolver este flagelo da nossa sociedade (depois). Um flagelo que nos deveria deixar envergonhados enquanto animais racionais e espécie civilizada.


Temos as armas para o fazer.

Veja também

POR QUE ALGUNS CACHORROS COMEM COCÔ?11/01 ELE COME COCÔ PORQUE ESTÁ DOENTE? QUAIS OS RISCOS PARA A SAÚDE? O QUE FAÇO SE ELE COMER COCÔ DE OUTROS CACHORROS? TIRE AS SUAS DÚVIDAS!   Sabia que alguns cachorros comem cocô? Parece bastante nojento, não é mesmo? Mas saiba que para eles (e para os lobos) esse hábito não é tão bizarro assim. Os dois......
8 dicas para tratar queda de pelo de cachorro19/02 A queda de pelo de cachorro acontece, naturalmente, devido à troca de pelos, que é um processo natural, com maior intensidade nas épocas de verão e inverno. Com a troca, ocorre é claro, a queda de pelo,......
Será que meu cachorro está com febre?13/03/17 Outro dia levei minha cachorrinha ao veterinário porque ela estava com alguns probleminhas. Como de praxe, a médica veterinária foi medir a temperatura da bichinha para ver se tinha febre e eu quase caí de costas quando ela disse......

Voltar para Blog