Aba 1

Trupe da Kuki Clínica Veterinária
E-mail
Resolva :

Postado em 03 de Junho às 17h29

Como saber de qual tamanho um cão ficará quando crescer?

Na hora de adotar um cachorro, uma das principais preocupações é saber o tamanho que ele chegará na vida adulta. No caso de cães de raça, é mais fácil ter essa ideia, mas e quando estamos falando dos cães sem raça definida? Como saber de qual tamanho um cão ficará quando crescer?

Cães com raça definida
Nesse caso, para identificar o tamanho que seu cão chegará na vida adulta, atente-se em alguns pontos:

Pesquise sobre a raça e o porte que os cães costumam chegar. Inclusive, no caso de uma raça com vários tamanhos diferentes, entenda de qual porte eram os pais.
No caso de raças com portes parecidos, analise o tamanho dos pais. Fêmeas costumam puxar o tamanho da mãe e machos do pai. E, se a diferença entre os dois for muito grande, é provável que seu filhote alcance um tamanho intermediário.
Para o caso de raças misturadas, a probabilidade maior é, também, um tamanho médio entre as duas.
Cães sem raça definida
Identificar o tamanho de um filhote sem raça definida é sempre mais complicado, principalmente porque, em grande parte dos casos, não sabemos o tamanho dos pais. E, quando conhecemos apenas a mãe, não sabemos se o pai tinha um porte parecido para conseguirmos comparar e tirar uma média.

Então, nesse caso, a atenção precisa ficar em alguns pontos:

Se o seu filhote possui patas e orelhas muito grandes e desproporcionais ao tamanho, é bastante provável que ele ainda cresça bastante.
É possível ter uma ideia do porte fazendo um cálculo: pegue o peso do cão, divida por sua idade calculada por semanas e, depois, multiplique o resultado por 52, que é o número de semanas que existe dentro de um ano. Isso ajuda a prever o crescimento médio neste período. Lembre-se que cães de grande porte podem crescer até os dois anos de idade!
Não existe uma maneira de ter certeza sobre o tamanho que qualquer filhote ficará. Mas uma coisa é certeza: o amor será mil vezes maior que ele!

Veja também

Tudo sobre a castração de cachorros e gatos22/07 Apesar da castração ser hoje uma das cirurgias mais comumente realizadas nas clínicas e hospitais veterinários do Brasil, ainda existem muitos mitos, dúvidas e medos em relação a ela. Verdade é que embora seja um procedimento cirúrgico e que requer cuidados especiais, trata-se de algo simples e normalmente de rápida recuperação. A castração Antes de dar o ok para um pet ser castrado, é preciso realizar......
Cuidados com seu PET24/01/17 Neste verão, devido ao calor, os animais com certeza vão sofrer muito mais do que nós, pois não conseguem suar, e a maneira de perderem calorias é encostando parte do seu corpo em superfície gelada. Por isso eles......
Consulta veterinária pediátrica: o que devo saber?15/09/17 Levar o filhote ao veterinário é muito importante tão logo ele chegue à nova casa. O veterinário vai examinar o animal e recomendar tudo o que ele precisa durante essa fase tão importante de......

Voltar para Blog