Aba 1

Trupe da Kuki Clínica Veterinária
E-mail
Resolva :

Postado em 25 de Junho de 2017 às 18h06

Gatos podem tomar leite? A verdade sobre esse alimento

Dicas (30)Gatos (20)
Trupe da Kuki Clínica Veterinária É muito comum donos de gatos se perguntarem: gatos podem tomar leite? Isso porque vemos isso acontecendo em filmes e desenhos animados. E então? Não, gatos não podem tomar leite....

É muito comum donos de gatos se perguntarem: gatos podem tomar leite? Isso porque vemos isso acontecendo em filmes e desenhos animados. E então?

Não, gatos não podem tomar leite. Sim, eles gostam, é verdade. No entanto, apesar de não ser um produto tóxico, ele não é saudável para os felinos, podendo fazer com que desenvolvam diarréias e vômitos.

“Existem outros alimentos muito mais saudáveis para se oferecer. Não é porque gostam que eles podem tomar. Além disso, alguns gatos, assim como algumas pessoas, podem apresentar intolerância a lactose”, explica o médico veterinário José Mourino.

O ideal é que o gato coma apenas suas ração, por se tratar da forma mais balanceada de alimentação do felino.

“Se for o caso de criar uma dieta caseira, ela deve ser feita sob supervisão de um médico veterinário nutrólogo, visto que alguns alimentos podem causar intoxicações graves, como alguns peixes, uva e cebola”.

O que fazer no caso de ingestão?
O recomendado no caso é ficar de olho para ver quais as reações do animal. Se ele vomitar ou tiver diarreia, deve ser levado imediatamente a um hospital veterinário.

“Caso a quantidade for pequena ou eles tomarem de forma esporádica, nada deve acontecer. Mas se houver muita quantidade ou eles tomarem com frequência, a dieta pode ficar desbalanceada. E sabemos que quanto melhor a dieta, mais saúde e longevidade”, comenta Mourino.

No caso de intolerantes, diarréias graves e perda de peso podem acontecer e muitas vezes evoluir para problemas crônicos.

E se o gato sempre tomou leite? Nesse caso gatos podem tomar leite?
Uma das maiores questões na hora de pesquisar sobre se gatos podem tomar leite é sobre aqueles que já estão acostumados com o alimento.

Nesse caso, o melhor é ir diminuindo a quantidade aos poucos e substituindo por outros alimentos mais saudáveis.

Muitos produtos de consumo humanos podem ser tóxicos ou não. É necessário lembrar que o gato é um carnívoro e deve ter uma dieta muito diferente da nossa.

Veja também

5 dicas importantes sobre a chegada de um filhote21/03/17 Seu melhor amigo chegou em casa. Um filhote, que exige atenção, cuidados especiais e que provavelmente aprontará bastante durante essa fase… Nesse momento, vem o medo de tornar o ambiente mais seguro e confortável, para que o início da vida juntos nessa perfeita! Por isso, se você receberá um cachorrinho, hoje trago cinco dicas importantes para tornar essa......
Pelos de gato: um manual para lidar com a queda14/06/17 Quem tem miau em casa já sabe: é pelos de gato no chão, pelos de gato na roupa, pelos de gato no ar. Mas se você reparou que os pelos do seu gato estão caindo mais do que o normal, você deve tomar alguns cuidados extra......
Prevenção: vacina, vermífugo e antipulgas25/04/17 A melhor maneira de evitar ao máximo que seu bichinho fique doente é a prevenção! Aplicar vacinas, antipulgas e vermífugos na frequência certa, oferece uma garantia maior de que seu amigo ficará saudável!......

Voltar para Blog