Aba 1

Trupe da Kuki Clínica Veterinária
E-mail
Resolva :

Postado em 17 de Janeiro às 09h42

Os tempos de vida dos cães

Trupe da Kuki Clínica Veterinária Você sabe como é dividida a vida dos cães? E a dos gatos? Sabia que eles também têm a fase da infância, adolescência, fase adulta e velhice? Os animais, assim como o...
Você sabe como é dividida a vida dos cães? E a dos gatos? Sabia que eles também têm a fase da infância, adolescência, fase adulta e velhice? Os animais, assim como o homem, têm várias fases da vida. Cada uma delas, precisa de um tratamento especial. Por isso, é importante que o proprietário conheça essas fases para que possa dar um tratamento melhor ao seu pet.
Quantos anos vive um cachorro?
Os bichinhos, assim como os humanos, tem um tempo de vida, como se fosse programado. Quando esse período começa a ultrapassar essa programação biológica, os problemas de saúde como tumores entre outros, começam a aparecer com mais frequência. É da mesma maneira que acontece com as pessoas.
Provavelmente você já ouviu falar que cada ano da vida de uma pessoa equivale a 7 anos da vida de um pet, mas as coisas não são bem assim. Para começar a entender, é importante saber que cães de porte grande vivem menos do que cães de porte pequenos. Só com isso, a relação de período de vida entre eles e os humanos são diferentes, afinal, a fisiologia de cada animal é diferente e uma conta simples como essa, não leva em conta todas essas alterações.
Tempo de vida de um cão de porte pequeno
De uma maneira geral, podemos falar que um filhote de aproximadamente 6 meses de idade, tem o equivalente a um adolescente de 15 anos. Já com dois anos de idade, esse mesmo cão já tem a idade equivalente a uma pessoa de 27 anos. Um cão de porte pequeno com 10 anos de idade tem o equivalente a uma pessoa de 55 anos de idade e um cachorrinho que tem 18 anos, ou seja, é bem velhinho, pode ser comparado a um humano de 90 anos de idade. Isso é válido apenas para os cães de porte pequeno.
Cães de porte médio
Cães de porte médio têm menos tempo de vida do que um cão de porte pequeno. Por isso, as relações entre idade humana e canina devem ser feitas de maneira diferente, pois a fisiologia dele é diferente. Um cão médio que tem seis meses de idade, pode ser comparado a uma criança de 8 anos. Você pode notar que é diferente do de porte pequeno. Quando ele tem 2 anos de vida ele pode ser comparado a uma pessoa de 23 anos, porém, quando está com 10 anos de idade, esse cão já é comparado a uma pessoa bem mais velha do que o cão de pequeno porte. O desenvolvimento dele é diferente e um cachorrinho de porte médio que tem 10 aninhos de idade, pode ser comparado a uma pessoa de 75 anos. Quando esse mesmo pet chega aos 14 aninhos, que é o que ele vive na maioria das vezes, ele já é comparado a um humano de 95 anos. Percebeu como de acordo com o porte essa idade é diferenciada?
E os cães de porte grande?
Os cães grandes são diferentes dos dois anteriores. Quando eles estão com seis meses, podem ser comparados a uma criança de 8 anos de idade e com apenas 12 anos de vida ele já é comparado a uma pessoa de 94 anos de idade. Com os cães gigantes, tudo isso é ainda mais curto. Com apenas seis meses eles já podem ser comparados a uma criança de 12 anos e com 10 anos  ele já equivale a uma pessoa de 94 anos de idade.
Viu como a diferença é grande? Com esses dados, você já poderá ter uma melhor ideia da idade do seu pet.

Veja também

Preparação física dos cães10/01 Você sabia que os pets precisam se exercitar? Uma vida sedentária pode levá-lo a ter diversos problemas de saúde. O bom da prática do exercício dos cães é que na maioria das vezes o dono precisa ser exercitar junto, ou seja, faz bem para a saúde dos dois. Você não faz nada com seu pet? Tudo bem, ainda é tempo de começar. Para......
Gatos e bebês: isso é um problema?09/05/17 Não precisa de desespero. É claro muitas grávidas se questionam o que vão fazer no futuro, tendo em casa gatos e bebês (no singular ou no plural) e se vai se deparar com dificuldades para manter o equilíbrio entre os......

Voltar para Blog