Aba 1

Trupe da Kuki Clínica Veterinária
E-mail
Resolva :

Postado em 13 de Março de 2017 às 21h02

Será que meu cachorro está com febre?

Trupe da Kuki Clínica Veterinária Outro dia levei minha cachorrinha ao veterinário porque ela estava com alguns probleminhas. Como de praxe, a médica veterinária foi medir a temperatura da bichinha para ver se tinha febre e...

Outro dia levei minha cachorrinha ao veterinário porque ela estava com alguns probleminhas. Como de praxe, a médica veterinária foi medir a temperatura da bichinha para ver se tinha febre e eu quase caí de costas quando ela disse que tinha dado 39Cº. Só aí, então, fui descobrir que, bem diferente de nós humanos, a temperatura dos cachorros fica mais ou menos entre 38Cº e 39Cº.

A febre, que resulta no aumento da temperatura corporal, é uma resposta das células brancas para ajudar no combate de alguma infecção no organismo causada, geralmente, por vírus ou bactérias. Essas infecções, que levam o cão a ter febre, podem ser sintomas desde uma simples gripe, até doenças mais graves como a raiva, por exemplo.

Fora isso, de forma mais rara, a febre pode indicar o surgimentos de algumas outras doenças, como a leucemia a até mesmo o lúpus. Nessas doenças, acontece o aumento das células brancas (mesmo que não haja infecções) e por isso a temperatura corporal aumenta.

De qualquer forma, seja uma simples gripe ou alguma coisa mais série, a febre é um indicativo forte de que algo está fora da ordem no organismo do seu cachorro e ele tem que visitar o tio verinário o mais rápido possível.
Como identificar que meu cachorro está com febre?
Pois bem, um dos problemas de os cachorros não saberem falar é saber o que eles estão sentido quando não estão bem de saúde. Por isso, conhecer os hábitos e comportamentos do seu amigo vão te ajudar a perceber o quanto antes quando algo não está certo. Alguns dos sintomas da febre que os cachorros manifestam são:

– Focinho quente e seco (geralmente eles são úmidos e geladinhos, costumo falar que o focinho da Suny é “gelecoso”).

– Apatia.

– Falta de apetite.

– Em alguns casos, se a febre estiver muito alta, o cachorrinho pode apresentar até tremores (assim como nós humanos).
Como posso medir a temperatura do meu cachorro?
Para medir a temperatura do cachorro, o termômetro deve ser colocado no ânus. Mesmo que você compre um termômetro só para o seu cachorro e tome todo o cuidado do mundo, eu não aconselho fazer isso em casa. Você pode acabar machucando o peludo sem querer, além de causar um estresse enorme no bichinho que já não está legal.

Eu penso assim: se seu animalzinho está com alguns dos sintomas que citamos, mesmo que não seja febre, alguma coisa anda errada e é melhor levá-lo logo ao veterinário. Mesmo que não seja nada grave, já dizia minha vó: “o seguro morreu de velho”.
Quais medidas devo tomar se desconfiar que meu cachorro está com febre?
Como a febre pode ser resultado de diversos tipos de doença, só o veterinário poderá te dizer qual o medicamento correto. Enquanto você o leva para ver o médico, mantenha o animal sempre hidratado, já que a febre pode causar desidratação. Se ele estiver tendo tremores, enrole-o em uma toalha ou cobertor, deixe-o bem protegido e cheio de carinho até chegarem ao veterinário. Bebê doente precisa ser mimado em dobro.

Tenho como prevenir que meu cachorro tenha febre?
A prevenção é a mesma que você deve ter contra todos os outros males: manter as vacinas, antipulgas e vermífugos sempre em dia, ficar atento ao comportamento do seu melhor amigo e dar muito amor e carinho todos os dias porque eles merecem demais!!

Veja também

Consulta veterinária pediátrica: o que devo saber?15/09/17 Levar o filhote ao veterinário é muito importante tão logo ele chegue à nova casa. O veterinário vai examinar o animal e recomendar tudo o que ele precisa durante essa fase tão importante de crescimento. Basicamente o que será feito é: 1 – Prescrição da alimentação mais adequada: você já se perguntou por......
O menor cachorro do mundo17/06 Assim como já falamos sobre os maiores cachorros do mundo, também devemos falar sobre os pequenininhos, não é mesmo? E, de acordo com os últimos recordes oficialmente registrados, Miracle Milly, uma chihuhua muito......
Você sabia? Que os cães...23/09/15 *Os cães suam através das patas e do focinho. *Os cães são mais suscetíveis a atacar um estranho correndo, do que um que esteja parado. *A maior ninhada ocorreu em 1944 quando uma American Foxhound teve 24......

Voltar para Blog