Aba 1

Trupe da Kuki Clínica Veterinária
E-mail
Resolva :

Postado em 24 de Junho às

Basenji

Basenji

Trupe da Kuki Clínica Veterinária Basenji O Basenji é uma das poucas raças desenvolvidas na África; existem registros de cães semelhantes a esta raça em antigas tumbas egípcias, e foi levado à...

O Basenji é uma das poucas raças desenvolvidas na África; existem registros de cães semelhantes a esta raça em antigas tumbas egípcias, e foi levado à Europa em 1934, para ser usado como cão de companhia.

APARÊNCIA

É um cão de porte médio, entre 40 e 42 cm. Pesa cerca de 9,5 a 11 kg. Tem pêlo curto e sedoso, geralmente arruivado com manchas brancas.

TEMPERAMENTO

Alegre e afetuoso, demonstra grande paciência com as crianças. É muito limpo e é o único cão que não late, embora emita alguns sons semelhantes a uivos em falsete.

HISTÓRIA

O Basenji é uma das mais antigas raças de cães. Na África, foi usado como guia nas florestas, sendo capaz de assinalar animais ferozes, bem como de caçar presas menores. Sempre alerta, o Basenji é um cão de conformação ligeira, com a graça de uma gazela. A orelhas são pontiagudas e eretas implantadas no alto da cabeça. Finas e profundas rugas faciais surgem quando põe as orelhas em alerta. O corpo é equilibrado e o rabo de inserção alta segue enrolado sobre a garupa. A pelagem é curta e lisa. Sua altura varia entre 40 e 43 cm e seu peso entre 9 e 11 kg. As cores podem ser, vermelhos, preto e fogo e preto, todos eles com manchas brancas. No Zaire, seu país de origem, também existe Basenjis tigrados.

A idéia de que o Basenji descende dos Spitz pode ser justificada considerando as semelhanças físicas entre eles, tais como, o rabo enrolado e as orelhas eretas. No entanto é mais provável que o Basenji descenda de cães párias da África Central até tornar-se um caçador muito eficaz por seus instintos naturais. O Basenji descoberto pelos exploradores ocidentais em fins do século XIX foram chamados “Terriers do Congo”, “Cães dos bosques africanos” e “Cães dos bosques de Lagos”. Os exploradores faziam referência a impossibilidade desses cães latirem. Os Basenjis emitem um som suave e baixo, como um grunhido, peculiaridade exclusiva dessa raça, apesar de outros cães africanos emitirem um som semelhante. No Congo eram usados para caçar guiando sua presa até as redes. Acredita-se que foram usados também para caçar ratos, daí talvez seu nome “Terrier do Congo”.

CARÁTER

É um bom candidato para cão de companhia. Sua pelagem curta necessita de poucos cuidados. Ele costuma limpar-se como fazem os gatos. São cães com estilo, inteligentes e de aspecto chamativo. Tendem a ser brigões com outros cães, mas são absolutamente confiáveis e afetuosos com as pessoas.

Veja também

West Highland White Terrier24/06West Highland White Terrier West Highland White Terrier, também conhecidos pelo apelido de Westie, é uma raça de cães conhecidos pela personalidade alegre e sua pelagem branca e brilhante. São amigáveis, dão-se bem com crianças e demandam muita atenção. Como todos os terriers eles tem personalidade forte para seu pequeno tamanho. Essa raça ficou bastante conhecida no......
Doenças comuns que são causadas pela má alimentação do animal 19/05 Não oferecer uma dieta equilibrada compromete a saúde do pet, pois ele deixa de receber os nutrientes necessários para viver "Vou levar essa ração mais barata porque não fará diferença" ou "vou dar o resto da minha comida para o cachorro, assim......
Focinho de cachorro ressecado é sinônimo de preocupação? 19/05 Ressecamento e rachaduras são normais, o problema é quando isso persiste e outros sintomas aparecem Você já encostou num focinho de cachorro? Se sim, deve ter percebido que na maioria das vezes se encontra úmido e um pouco gelado. Esse é o estado normal. O......

Voltar para (Cães)